A realidade do câncer de mama na Índia.

by Equipe Projeto Mama on 25 de abril de 2013

in Sem categoria

jupaes1 A realidade do câncer de mama na Índia.

Estima-se que 1.4 milhão de novos casos de câncer de mama surjam no mundo anualmente. Isso representa 10% de todos os casos de câncer do planeta, fazendo dele o segundo câncer mais comum.

Mulheres em países desenvolvidos sobrevivem por cerca de 10 anos mais após o diagnóstico, comparadas a mulheres com o mesmo quadro em países de baixa renda. A falta de acesso a um bom tratamento e ao diagnóstico precoce são os maiores problemas.

Em uma pesquisa desenvolvida na Índia, 300 mulheres de uma área rural foram acompanhadas por pesquisadores. As pacientes receberam um dos 3 tratamentos de quimioterapia disponíveis no mundo, de acordo com o estágio do câncer. Somente 27% das pacientes foram diagnosticadas no início do câncer, as quais sobreviveram por cerca de 11 anos. A maioria delas foi diagnosticada já em estado avançado, e sobreviveram por 1 a 2 anos e meio.

Muitos dos diagnósticos são feitos já em estado avançado, por falta de estrutura no local. Medo, pobreza e falta de conhecimento sobre o câncer de mama também faz com que as pacientes demorem a procurar ajuda.  Por outro lado, mesmo com diagnóstico precoce, até as coisas mais simples e de baixo custo para o tratamento não estão disponíveis nesses locais. Somente as pacientes em estado mais grave recebem a quimioterapia adequada.

O câncer de mama é um problema crescente na Índia, estima-se que 1 em 22 mulheres apresentem durante a vida. Embora nos E.U.A., a taxa seja muito maior, de 1 em 8, a expectativa de vida também é muito maior. Estudos apontam que as indianas desenvolvem o câncer de mama cerca de dez anos antes do que a média ocidental.

O que podemos fazer para ajudar as mulheres de todo mundo a serem vitoriosas nesta luta? Acesse pinkribbon.org e saiba mais (em inglês).

Post escrito por...

– who has written 31 posts on Blog do Projeto Mama.

Dr. Eduardo Gustavo Pires de Arruda (CRM 93.732) - Diretor Técnico Médico e Dr. Walter Koiti Matsumoto (CRM 112.144 / RQE 29.115) - Cirurgião Plástico

Entre em contato com o Projeto Mama

Leave a Comment

Previous post:

Next post: