Após o diagnóstico de câncer, o seu médico irá bolar um plano de tratamento. Isso pode incluir: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia e terapia biológica. Estes tratamentos visam matar as células cancerígenas, mas, também afetam as células saudáveis. Por causa disso, podem surgir efeitos colaterais, prejudicando o apetite:
- Perda de apetite;
- Mudança de peso;
- Boca ou garganta seca;
- Problemas dentários e gengivais;
- Alterações no paladar ou olfato;
- Náusea, vômito;
- Diarréia;
- Intolerância à lactose;
- Constipação;
- Fadiga ou depressão.
Nem todo mundo irá apresentar estes sintomas, já que, cada indivíduo reage de forma diferente ao tratamento. Estamos acostumados a ver os nutricionista receitando uma dieta balanceada, com frutas, vegetais, cereais e menos gordura, açúcar, álcool e sal. No entanto, pacientes de câncer de mama devem focar em alimentos calóricos, fontes de proteína.
Ou seja, beber mais leite, comer queijo e ovo cozido, por exemplo. Outra sugestão são os molhos condimentados e usar manteiga, margarina e óleo para cozinhar, mas com moderação. É importante também não exagerar nas fibras, pois podem agravar quadros de diarréia.
O que você deve ter em mente antes de começar o tratamento, é que muitas pessoas tem poucos ou mesmo nenhum desses sintomas. Quando ocorrem, eles costumam ser moderados, e a maioria desaparece após o fim do tratamento. Se você comia de forma saudável antes, você não irá precisar reforçar tanto assim o seu sistema imunológico, podendo ter uma dieta um pouco mais variada.