Câncer: Infográficos UICC

by Dr. Walter Koiti Matsumoto on 9 de fevereiro de 2012

in Câncer de Mama

O que exatamente é o Câncer? Podemos citar a definição da Organização Mundial da Saúde (WHO – World Health Organization) que diz: é um termo genérico para uma grupo amplo e heterogêneo de doenças que podem acometer diferentes órgãos. É também conhecido como neoplasia maligna ou tumor maligno. O que caracteriza todas essas doenças é a multiplicação rápida e anormal de um grupo de células que podem invadir tanto órgãos contíguos quanto aqueles à distância (metástases). As metástases são responsáveis por uma parte significativa das mortes pelo Câncer.

A UICC (Union for International Cancer Control) disponibilizou uma série de infográficos com dados que demonstram a importância do Câncer nos dias atuais. Vale a pena conferir. Clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior:

uicc FINAL raster split 2 227x300 Câncer: Infográficos UICC

1 em cada 3 casos de Câncer pode ser prevenido

 

Os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama são os responsáveis pela maior parte das mortes pela doença. Porém, 33% desses óbitos poderiam ser evitados com medidas preventivas (ilustradas no infográfico acima), diagnóstico precoce e tratamento adequado.

 

uicc FINAL raster split 11 300x270 Câncer: Infográficos UICC

Câncer: custo econômico global

O Câncer é um problema caríssimo. Estima-se que o custo mundial anual referente às mortes prematuras e à incapacidade para o trabalho (as despesas médicas diretas estão fora dessa conta) gire em torno de 895 bilhões de dólares. Para efeito de comparação, esse valor é quase a metade do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil de 2010, que foi de aproximadamente 2 trilhões de dólares.

 

uicc FINAL raster split 31 246x300 Câncer: Infográficos UICC

Mortalidade do Câncer comparada com a de outras doenças

As doenças crônicas não transmissíveis (câncer, doenças cardíacas e respiratórias, diabetes, etc.) são responsáveis por 30,4 milhões de mortes no mundo anualmente. Destas, 7,6 milhões (25%) são decorrentes do Câncer.

Atualmente, o Câncer mata mais do que HIV/AIDS, Tuberculose e Malária combinadas.

uicc FINAL raster split 5 280x300 Câncer: Infográficos UICC

Incidência e Mortalidade dos diferentes tipos de Câncer: Países Desenvolvidos e Países em Desenvolvimento

Lembramos que os dados estatísticos em países em desenvolvimento ainda são precários. Muitos casos de câncer provavelmente não são notificados adequadamente e, portanto, a incidência e a mortalidade pela doença sejam maiores na realidade do que mostram os números.

As previsões atuais indicam que o número de casos de câncer no mundo chegará à assustadora marca de 21,4 milhões em 2030. Felizmente, a Organização Mundial da Saúde acredita que é possível reduzir o número de mortes pela doença em 25% até o ano 2025 se as medidas adequadas forem tomadas: estilo de vida saudável, prevenção, diagnóstico precoce e acesso ao tratamento adequado.

Sem Título 1 253x300 Câncer: Infográficos UICC

Revised on 15 de março de 2012

Post escrito por...

– who has written 3 posts on Blog do Projeto Mama.

Cirurgião Plástico (CRM 112.144) com título de especialista em Cirurgia Plástica (RQE 29.115) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Entre em contato com o Projeto Mama

Leave a Comment

Previous post:

Next post: