Dilema de toda mãe, ficar em casa ou voltar ao trabalho?

by Equipe Projeto Mama on 15 de fevereiro de 2013

in Sem categoria

IMG 15022013 111655 Dilema de toda mãe, ficar em casa ou voltar ao trabalho?

Chega aquele momento em que a licença maternidade está chegando ao fim e começa o dilema. E agora? Peço demissão, volto ao trabalho? Como fazer a escolha certa? Atualmente, as empresas são obrigadas a dar 120 dias de licença, mas já se pode oferecer 180 dias. Quem proporcionar seis meses de licença para a funcionária terá benefícios fiscais.

Um dos fatores mais levados em conta pela legislação é a recomendação dos médicos em amamentar por pelo menos seis meses. Durante este período, é importante que o bebê só se alimente do leite materno e mais nada, nem mesmo água. Findo os seis meses, outras coisas podem ser inseridas na dieta.

Se optar por voltar ao trabalho, procure dar sempre de mama aos finais de semana, para estimular a produção de leite. É importante amamentar assim que seu filho acordar, antes de dormir e toda vez que você estiver em casa, como por exemplo, na hora do almoço. Quando estiver no trabalho, você pode retirar um pouco do leite com uma bomba, estocar e depois, alguém de sua confiança pode dar pro bebê durante o dia, ou mesmo, preparar uma papinha com ele. Você deve retirar o leite, com a mesma frequência que seu filho mamaria.

É melhor que o bebê tome seu leite diretamente de um copinho, alguns ao se acostumarem com o biberão, não se adaptam mais ao peito. Alguns bebês se recusam a comer quando a mãe não está por perto e outros tentam recompensar a sua falta, mamando várias vezes durante a noite.

Procure escolher uma creche perto do seu trabalho, assim, você tem mais chance de passar a hora do almoço com seu filho. De qualquer forma, ao final da licença maternidade, você ainda pode se apoiar na licença parental, que em uma de suas modalidades, consiste em trabalhar meio período. Atenção, nesses casos, há redução salarial. E, além tudo disso, ainda existe a licença especial, que dá alguns benefícios até que a criança complete seis anos de idade.

Se você escolher ficar em casa, certifique-se inclusive antes de dar à luz de deixar as finanças bem organizadas. Procure enquanto isso, fazer algum curso ou trabalho como freelancer. Mantenha-se de alguma forma ligada ao mercado, isso será importante na hora de voltar à ativa, especialmente se você tiver pedido demissão ou vier a ser demitida depois de alguns meses.

 

Post escrito por...

– who has written 31 posts on Blog do Projeto Mama.

Dr. Eduardo Gustavo Pires de Arruda (CRM 93.732) - Diretor Técnico Médico e Dr. Walter Koiti Matsumoto (CRM 112.144 / RQE 29.115) - Cirurgião Plástico

Entre em contato com o Projeto Mama

Leave a Comment

Previous post:

Next post: