Durante a Quimioterapia, a pele e as unhas podem sofrer algumas alterações. Vermelhidão, coceira, descamação, ressecamento e manchas são as reações mais comuns. As unhas podem apresentar escurecimento e rachaduras.
Alguns cuidados como manter a pele limpa, usar hidratante e evitar exposição ao Sol, ajudam a amenizá-los. No ano de 2012, foram detectados 52.680 novos casos de câncer de mama no Brasil. Segundo o INCA, o número de pacientes de câncer de mama só fica atrás dos de câncer de pele.
Alguns remédios da própria Quimioterapia aumentam a sensibilidade das células da pele e se exposta ao Sol, podem surgir manchas ou até mesmo queimaduras. Por isso, é importante conversar com seu médico para saber quais são os cuidados necessários no seu caso.
Se você for encarar a praia ou a piscina, filtro solar de no mínimo fator 50 e chapéu são fundamentais. Os horários são os já sabidos por todos: antes das 10h e depois das 16h. É muito importante se manter hidratada, abuse da água e dos sucos. Na hora de comer, só vale coisa leve, saladas, frutas e legumes.
Caso você esteja fazendo Radioterapia junto com a Quimio, é melhor não se expor ao Sol sempre que possível, principalmente no local da aplicação demarcado na sua pelem, pois a pele já apresenta irritação decorrente do tratamento, feito à base de radiação.
O Sol pode gerar uma hiper pigmentação e manchar a pele. Se mesmo assim, você quiser ir à praia, vá com a região coberta e protegida, mesmo nos horários que lhe são permitidos. Uma bata, chapéu e guarda-sol são bem-vindos. Passe o protetor solar de hora em hora.
Se você tiver feito esvaziamento axilar, evite momentos de muito calor, pois isso pode inchar ainda mais o braço e as áreas próximas. Você só pode entrar na água se as cicatrizes estiverem bem fechadas e só quem sabe avaliar isto é o seu médico.
Cuidado com os cremes que for passar depois do Sol, especialmente quem faz Radio. Algumas substâncias podem ser nocivas à pele. Se você já terminou a
Quimioterapia e a Radioterapia, mas não completou ainda seis meses, não tome sol na área tratada. Se fez cirurgia a menos de 3 meses, não tome sol no lugar da cicatriz, pois ela pode escurecer.