Quais os cuidados que devemos ter com o câncer de mama?

by Equipe Projeto Mama on 7 de junho de 2013

in Sem categoria

 

shutterstock 766366453 Quais os cuidados que devemos ter com o câncer de mama?

Evite a obesidade, o excesso de peso é um fator de risco. Mantenha uma rotina de dieta equilibrada e atividade física. Álcool, mesmo moderadamente, é um fator de risco, bem como a exposição a radiações ionizantes antes dos 35 anos. E a pílula anticoncepcional? Ainda não se tem certeza se ela é realmente uma vilã. O que pode acontecer, são mulheres que tomam uma dosagem mais alta de estrogênio, que usaram por um longo tempo, ainda na adolescência , antes da primeira gravidez, venham a desenvolver o câncer. O autoexame, de acordo com o INCA(Instituto Nacional de Câncer), não pode ser usado como único método de prevenção, por uma série de fatores, como: imprecisão do resultado, baixa capacidade de localização do nódulo, estresse emocional e outros. O fator hereditariedade responde por 10% dos casos, mulheres com histórico familiar de primeiro grau (mãe/irmã), onde o câncer surgiu antes dos 50 anos, apresentam maior risco. Esse grupo deve ser acompanhado a partir dos 35 anos. O que mais? Primeira menstruação precoce, menopausa após os 50 anos, primeira gravidez após os 30 e não ter tido filhos também aumentam os riscos. As maneiras mais eficazes para detecção do câncer de mama são: mamografia e exame clínico. A mamografia identifica o câncer em seu primeiro estágio, ainda com micro lesões. Deve ser feita dos 50 aos 69 anos, pelo menos uma vez a cada dois anos. Quais são os sintomas mais comuns?

  • Alterações na pele que recobre o seio, inclusive no mamilo;
  • Secreção no mamilo;
  • Nódulo na axila;
  • Nódulo mamário, com ou sem dor.

Por isso, não deixe de ir ao médico uma vez ao ano. Assim, você consegue identificar o câncer de mama e qualquer outra doença, logo no início e ter um tratamento mais eficaz.

Post escrito por...

– who has written 31 posts on Blog do Projeto Mama.

Dr. Eduardo Gustavo Pires de Arruda (CRM 93.732) - Diretor Técnico Médico e Dr. Walter Koiti Matsumoto (CRM 112.144 / RQE 29.115) - Cirurgião Plástico

Entre em contato com o Projeto Mama

Leave a Comment

Previous post:

Next post: