Warning: exec() has been disabled for security reasons in /home/storage/d/9b/67/projetomama/public_html/blog/wp-content/plugins/ezpz-one-click-backup/functions/ezpz-ocb-functions.php on line 556
Tire suas dúvidas sobre silicone

Saiba mais sobre implante de silicone nos seios

by Equipe Projeto Mama on 22 de março de 2013

in Sem categoria

iStock 000018862680XSmall Saiba mais sobre implante de silicone nos seiosContinuamos nosso post sobre implantes mamários, no qual procuramos reunir as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Quais são as vias de acesso para a colocação das próteses de silicone, ou seja, onde ficam as cicatrizes da mamoplastia de aumento? São 3 vias principais: sulco inframamário, periareolar e axilar. Cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens e nem todas podem ser utilizadas em todas as pacientes. É importante que o seu médico explique os detalhes sobre cada uma das técnicas.

Os implantes podem ser posicionados acima ou abaixo (submuscular) do músculo peitoral maior. Geralmente, indica-se a colocação abaixo do músculo quando a mulher é muito magra e possui uma camada muito fina de pele, subcutâneo e glândula mamária para recobrir e proteger o implante.

O pré-operatório é um período importante para que a paciente conheça todos os benefícios e riscos de cada cirurgia, para que saiba se determinada cirurgia pode alcançar o efeito estético por ela desejado e para que faça uma série de exames para determinar se está clinicamente apta para a cirurgia. Os exames que devem ser realizados dependem da idade, doenças associadas e medicamentos em uso de cada mulher, mas a bateria básica consiste de: hemograma, coagulograma, função renal, eletrocardiograma, radiografia pulmonar e um exame de imagem das mamas (ultra-som ou mamografia).

O ultra-som ou a mamografia devem ser realizados antes de toda cirurgia estética dos seios. Sua função é detectar alguma lesão, como os nódulos, que devem ser estudados antes da cirurgia e que, quando benignos, podem ser abordados no mesmo tempo cirúrgico da mamoplastia.

No dia da cirurgia, preste atenção no período de jejum antes do procedimento, que é importante para uma anestesia segura. Vista roupas confortáveis e que possam ser trocadas com facilidade especialmente para os primeiros dias após o procedimento. Você sairá da sala de cirurgia com um curativo e/ou sutiã. O tipo de curativo depende muito da preferência de cada cirurgião e do tipo de cirurgia.

Para essa cirurgia, a paciente pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento. No pós-operatório, alguns cuidados são essenciais. Procure não permanecer muito tempo deitada após a alta e tente caminhar (pela casa mesmo) e movimentar as pernas a cada duas horas. Essa é a principal medida de prevenção contra a trombose das pernas e a embolia pulmonar, condição potencialmente grave na qual um coágulo se desloca dos membros inferiores ao pulmão, onde pode causar necrose e distúrbios da ventilação (respiração).

Com quanto tempo posso retomar as atividades cotidianas? Caso o seu emprego não envolva grandes esforços físicos, é possível retornar ao trabalho em 7 a 10 dias. Evite dirigir por 3 a 4 semanas e adie o retorno à academia e aos esportes, principalmente aqueles de impacto, em, pelo menos, 1 mês.

Enquanto isso, procure não faltar às consultas médicas para que o seu cirurgião possa acompanhar o processo de cicatrização e detectar alguma complicação que necessite de uma intervenção rápida.

Post escrito por...

– who has written 31 posts on Blog do Projeto Mama.

Dr. Eduardo Gustavo Pires de Arruda (CRM 93.732) - Diretor Técnico Médico e Dr. Walter Koiti Matsumoto (CRM 112.144 / RQE 29.115) - Cirurgião Plástico

Entre em contato com o Projeto Mama

{ 2 comments… read them below or add one }

Audileide de Oliveira Silva março 25, 2013 às 13:35

Eu fiz redução de estômago a 6 anos e pretendo ainda este ano realizar a suspensão da mama c colocar silicone. Que orientação vocês poderiam me dá nesta situação?

Responder

Equipe Projeto Mama março 29, 2013 às 14:32

Audileide,

A gastroplastia redutora (cirurgia para redução do estômago) pode provocar uma série de alterações metabólicas além do emagrecimento. Então, é importante que, antes da mamoplastia, você continue o seguimento com o seu médico e com a sua nutricionista para que eles possam solicitar os exames pré-operatórios necessários e a preparem para a nova cirurgia.
Geralmente, os pacientes que passaram pela gastroplastia apresentam grande flacidez de pele após o emagrecimento, de modo que a mastopexia (suspensão da mama) pode não ser tecnicamente simples. Procure um bom cirurgião plástico que tenha experiência em pacientes pós-gastroplastia e converse muito com ele sobre os cuidados no pré e no pós-operatório, sobre os objetivos e técnicas da cirurgia e se ela poderá alcançar o efeito que você deseja, sobre as possíveis complicações e como reduzir a possibilidade de ocorrência destas.
Procure ser operada em um hospital com centro cirúrgico devidamente equipado e que tenha uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de retaguarda.
No site do Conselho Federal de Medicina (http://portal.cfm.org.br/) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www2.cirurgiaplastica.org.br/), você poderá encontrar a lista de cirurgiões plásticos credenciados a atuar no país.
Qualquer outra dúvida, continuamos a disposição!

Dr. Walter Koiti Matsumoto
Projeto Mama

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: